sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nanã e seus filhos


Nanã Buruquê, a senhora dos pântanos, teve dois filhos, Obaluaiê e Oxumarê. O primeiro era muito feio, desengonçado, doente e meio aleijado e Nanã teve muita vergonha dele, por isso, abandonou-o numa gruta perto do mar, onde foi encontrado por Iemanjá e tratado com muito carinho.


O segundo nasceu lindo. Tinha a beleza do homem e da mulher. A beleza de um dia claro de céu límpido. E Nanã ficou encantada pelo menino. Saía orgulhosa exibindo seu belo filho a todos. A cada elogio ouvido, a velha senhora exultava de prazer.

Quando o menino cresceu, tornou-se um rapaz ainda mais bonito. A mãe, embriagada de orgulho, achou que todos, no mundo inteiro, tinham que conhecer a jóia que era seu filho. Resolveu então pregá-lo no céu e lá deixá-lo para embelezar o mundo.

É, por essa razão que Oxumarê está lá no alto, em forma de arco-íris, para que todos vejam sua beleza e para que todos o elogiem. Cada vez que aparece e alguém o elogia, a velha Nanã, aplaude e sorri agradecida. Ela é a mãe de Oxumarê!

Nenhum comentário: