sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma mulher pode ser Ogã?

Para responder essa questão, primeiro é necessário explicar que na Umbanda não existem Ogãs. Esse é um cargo masculino exclusivo do Candomblé e por mais que muitos terreiros utilizem o termo, o tabaqueiro umbandista (esse é o nome que usamos) não é um Ogã, já que não foi iniciado nem passou pelos fundamentos e firmezas necessários para exercer a função citada e que são práticas e mistérios da religião nossa co-irmã.



Dentro da Umbanda, para ser um tabaqueiro, o sexo é o que menos importa. Respeito, responsabilidade e fé são os atributos que exigimos de nossos tocadores de atabaques. Conhecer os pontos e saber o momento em que devem ser puxados, saber repicar o couro nos momentos adequados e ter noção de ritmo (claro!) são os conhecimentos básicos que um tabaqueiro deve ter.


Evidentemente, mesmo na Umbanda, há uma série de preparações para que uma pessoa esteja apta a tocar no couro e isso varia de casa para casa, mas obrigações e feituras como as exigidas no Candomblé para o exercício desse cargo, na Umbanda não existem.


Conclusão: A mulher pode ser tabaqueira (ou tamboreira), o que ela não pode é ser Ogã, mas esse é um preceito de outra lei e em seara que pouco entendo, eu não adentro!

6 comentários:

MERU SAMI disse...

Olá, meu irmão,salve!

Mais uma vez venho parabenizá-lo por um texto muito apropriado e esclarecedor. E lógico pedir sua permisão para pubicá-lo em meu blog MEDIUM, também.
Informo que o MTrajano , kardecista, criou um link no blog dele;Irmão de Luz, para seu texto.
Por hora fico devendo o link dele, mas deixarei postado no comentário do texto, para que você possa visitá-lo, se desejar.

Agradeço-lhe imensamente!

Que nosso Pai Oxalá o abençoe sempre!
Um abraço.

LUIZ CARLOS PEREIRA disse...

Salve minha irmã!
Fique a vontade para publicar e obrigado pela dica.
Um abraço e que Oxalá a abençoe!

taromania disse...

Agradeço pelo texto informativo, objetivo e muito claro. Respondeu minha pergunta satisfatoriamente.
Ida Maria.

Anônimo disse...

Tem idade para começar a ser tabaqueira?

Anônimo disse...

Não pois tenho 9 anos e sou atabaqueira

Unknown disse...

Qual a diferença entre oga e tabaqueira?