sábado, 25 de setembro de 2010

Características dos filhos de Ibejis (Cosme e Damião)

Os Ibejis são divindades gêmeas, sincretizadas aos santos católicos São Cosme e São Damião. Ao contrário dos erês, entidades ligadas a todos os orixás e seres humanos, são divindades infantis, orixás-crianças. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade e, por serem crianças, representam tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento de um ser, o germinar das plantas, etc. Raramente se encontra na Umbanda um médium que os carregue na coroa (existem, mas são bastante raros). Por isso deixei-os para o término de nossa lista de características e aproveito para homenageá-los pelo seu dia comemorado no dia 27 de Setembro.


Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, apresentam uma jovialidade inconseqüente e nunca deixam de ter dentro de si a criança que um dia foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, ingênuas, enfim todas as nuances que se associam ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinadas e possessivas (a criança novamente). Sua leveza diante dos obstáculos da vida se revela em um rosto de traços infantis e no modo ágil de se movimentar tendo uma certa dificuldade em permanecer muito tempo sentado, numa eterna liberação de energia transbordante. Peritos em apresentar bruscas variações de temperamento têm certa tendência a simplificar demais as coisas em termos emocionais, preferindo reduzir, às vezes, o comportamento das pessoas que estão em torno de si a princípios básicos e simplistas como "gosta de mim - não gosta de mim". Essa maneira de ver o mundo pode fazer com que a mágoa e a decepção estejam sempre rondando suas vidas.

No entanto, as tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes traumas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, dos acontecimentos sociais e de todos os tipos de festas.

Oni Beijada!

Nenhum comentário: