sexta-feira, 16 de abril de 2010

...

EWÁ - Irmã de Iansã. É o horizonte que divide o dia e a noite. Separa o céu da terra e do mar. Deusa casta que tem o poder de tornar-se invisível e penetrar nos mistérios de Ifá. Sincretizada com Nossa Senhora das Neves.


OBÁ - Deusa guerreira das águas revoltas. É a mais velha das esposas de Xangô. Considerada deusa do ciúme, tornou-se a imagem da sofredora. Sincretizada com Joana D’Arc e Santa Catarina.

OXUMARÊ - É o arco-íris e também a cobra coral, a serpente que fecunda o solo e gera riquezas. Masculino e feminino ao mesmo tempo, simboliza a interação das energias. Mordendo a própria cauda assume uma forma circular permanecendo numa rotação contínua, permitindo manter em equilíbrio os corpos celestes. No sincretismo, associado a São Bartolomeu.

LOGUN-EDÉ - Protetor dos navegantes. É o filho de Oxum com Oxossi. Tem os poderes dos pais e vive seis meses na mata e seis meses nos rios, o que lhe dá a designação de metá, ou seja, é metade homem, metade mulher. Tem ainda os atributos da beleza, elegância e sedução. Associado a São Miguel Arcanjo e Santo Expedito no sincretismo.

Nenhum comentário: