sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O segredo de Ogum



Quando Ifé foi criada, tudo era felicidade e abundância. Os humanos e os orixás viviam, conjuntamente, num eterno clima de paz. Mas com o crescimento do mundo, o número de pessoas aumentava rapidamente, fazendo com que a comida se tornasse escassa. Assim, já não havia como sustentar tantas bocas.
Os orixás então se reuniram para discutir um meio de derrubar as grandes florestas para, com isso, aumentar a área de lavoura e acabar com a fome que já se avizinhava.

Ossãe, orixá das folhas, foi o primeiro a se oferecer para o desmatamento. Desceu até o Aiê e pelejou durante dias, mas seu facão era de metal mole e não conseguia nem mesmo ferir as grandes árvores. Muito frustrado, ele voltou sem conseguir cumprir seu intento.

Depois dele, todos os orixás tentaram e, um a um, desceram para tentar cumprir a tarefa, mas pelo mesmo motivo, nenhum pode concretizá-la a contento.

Ogum que era o dono do segredo do ferro, dado a ele por Olorum, ofereceu-se para ir e experimentar seu facão. Mesmo sem acreditar no êxito, todos concordaram e ele desceu ao Aiê.

Em uma semana conseguiu desmatar uma grande floresta e assim o povo pôde plantar fazendo com que a prosperidade e a fartura voltassem a Ifé.

Ogum foi muito festejado por ter salvado a terra, mas deixou de ter sossego, pois todos, orixás e humanos, viviam a cercá-lo pedindo para que lhes desvendasse o seu segredo.

Durante muito tempo relutando em atender aos pedidos, Ogum finalmente cedeu e ensinou aos orixás o segredo do ferro.

Aos humanos deu o conhecimento da forja. Em pouco tempo todos tinham suas espadas, lanças, enxadas e vários instrumentos feitos daquele metal resistente.

E, graças a ele, a terra prosperou. Saravá Ogum!

Luiz Carlos Pereira

Nenhum comentário: