sábado, 14 de novembro de 2009

Lenda de Ossãe


Conta-se que Iemanjá morava com seus dois filhos, Ogum e Oxóssi. O primeiro, sempre envolvido com seu trabalho nos campos, não era causa de preocupação para sua mãe. O segundo sim. Oxóssi gostava muito de caçar e, às vezes, passava dias fora de casa enfurnado nas matas.
Um dia, ao consultar um babalaô, Iemanjá foi avisada de que deveria impedir o filho de caçar, pois se ele encontrasse Ossãe, não mais retornaria ao lar. A pobre mãe, muito aflita, assim que chegou à casa chamou por Oxóssi e o proibiu terminantemente de voltar à mata, sem, contudo, dizer-lhe o motivo da proibição.
Durante alguns dias, o rapaz obedeceu e evitou a caça. Mas o tempo foi passando, e ele, não conseguindo dominar o desejo, resolveu fazer o que mais gostava. Saiu andando pelas matas sentindo a liberdade que esses momentos lhe proporcionavam.
Tão empolgado ficou, que se embrenhou no mais profundo da floresta sem perceber que já estava muito distante do lar. De repente, numa curva, ele se depara com Ossãe, o senhor das folhas, que ao ver o belo jovem, imediatamente por ele se apaixonou e o convidou para conhecer sua morada.
Sem conhecer os vaticínios do Babalaô e achando o rapaz muito simpático e amigável, Oxóssi o acompanhou. Ossãe, então, usando de seus poderes e conhecimentos sobre as ervas, preparou rapidamente uma poção e a serviu para o rapaz que no mesmo instante perdeu completamente a memória e foi convencido pelo novo amigo de que moravam juntos. Oxóssi tornou-se assim, amante de Ossãe.
Ogum, preocupado com o sumiço do irmão, procura incessantemente pela mata alguém que lhe dê notícias do jovem. Enfim, alertado por um pássaro, consegue encontrar Oxóssi que, assim que olha para o irmão, recupera a memória e, envergonhado com sua própria inocência, parte em sua companhia, sem olhar para trás.
Ao chegar à casa, Oxóssi é recebido friamente por Iemanjá que não se conformou com a desobediência do filho. Magoado e sem ter para onde ir, volta à casa de Ossãe, onde sempre fora bem tratado. Dessa forma, os dois orixás passaram a cuidar de toda a floresta.

Luiz Carlos Pereira

Nenhum comentário: