quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Quaresma


A quaresma é o período de quarenta dias que antecedem à data máxima do Cristianismo, a ressurreição de Cristo. É um tempo de retiro espiritual onde os fiéis devem se recolher em oração e penitência. Isso dito fica claro que não há nela nada relacionado à Umbanda. Então porque tantos terreiros fecham suas portas nesses dias?
Esse hábito vem diminuindo conforme vamos nos afastando do sincretismo religioso tão fortemente arraigado em nosso meio. Mas para muitos dirigentes, geralmente os mais antigos, é um crime abrir sessões nessa época. Aprenderam desde o inicio de suas vidas religiosas que todos os espíritos maus estão à solta e por isso um trabalho aberto seria como um imã para quiumbas e zombeteiros. Essa é uma versão católica demais para que levemos em conta dentro de nossos terreiros. Os irmãos necessitados que buscam ajuda em nossas casas não escolhem períodos determinados para solicitar auxilio. Respeito os antigos pais e mães no santo que seguem essa linha, mas discordo totalmente da falta de caridade prestada Somos umbandistas e temos que nortear nossas ações dentro das leis de Umbanda e não devemos jamais nos ater ao calendário litúrgico de outras religiões. Se há tantos espíritos perturbados soltos durante a quaresma, é justamente nela que precisamos trabalhar para auxilio deles e de quem mais nos procurar.
Minha casa não fecha. Sou umbandista e não católico!
Luiz Carlos Pereira

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito do que voce falou sobre a quaresma apesar da casa em que trabalho estar fechada eu penso a mesma coisa que é o periodo em que mas devemos trabalhar muito obrigado pelos ensinamentos

Unknown disse...

Parbéns Srº Luiz, concordo plenamente com o Srº, pois os necessitados de conforto e consolo espiritual não escolhem data para não se sentirem bem.Ser Umbandista creio que é ter amor de nosso senhor Jesus Cristo no coração para compartilhar com que assim deseja e não se fixar a calendário.
Um abraço Irmão de Caminhada.