sábado, 19 de janeiro de 2013

A Evolução Mediúnica na Umbanda


A evolução de um médium na Umbanda não pode ser precisada em tempo. Cada mediunidade decorre de forma diferente e determinar um período para o desenvolvimento seria exigir o impossível. Há médiuns que começam a sentir a primeira incorporação após um mês de gira, algunspodem levar meses e outros, anos. Mas uma coisa é certa, após a chegada da primeira entidade, todas as outras virão.

A partir de sua primeira incorporação, o médium passa a caminhar rumo à coroação que é sua feitura no santo. Normalmente, tomando-se por base a chegada da primeira entidade, o filho levará, em média, quatro anos para ser preparado na função de pai ou mãe pequenos. Evidentemente esse é um período que pode ser encurtado ou aumentado, pois depende muito da disposição e da vontade do médium em aprender e dedicar-se à religião. Isso nos faz lembrar de algumas casas que, após a preparação e coroação desse médium, não se preocupam em preparar outros. Ficam assim anos a fio com aquele que foi o primeiro o que faz com que os outros filhos sintam-se abandonados. Percebe-se então que esses dirigentes acham que só há a possibilidade e lugar para uma pessoa no cargo citado. Ledo engano. Façam-se quantos pais ou mães pequenos forem necessários, pois é um grau hierárquico pelo qual todos os filhos da casa podem e têm que passar. Algum dirigente perguntará: E eu vou ficar com cinco ou seis pais pequenos na minha casa? Respondo: Vai! Onde está escrito que cada casa tem que ter um pai e uma mãe pequena somente? Respondo novamente: Em lugar nenhum!

Deve ficar claro a todos os umbandistas que ter vários médiuns graduados em uma casa é um claro sinal de que a tenda é séria e valoriza seus filhos, o que somente dignifica o terreiro e seu dirigente. O próximo grau a ser atingido pelo filho é o de Babalorixá ou Ialorixá. Há alguns anos o tempo mínimo exigido para se coroar um pai ou mãe no santo era de vinte e um anos. Hoje esse período está definido em torno de sete anos, prazo esse que também pode ser encurtado ou aumentado de acordo com as diretrizes da tenda e o progresso feito pelo médium e suas entidades. Tudo que foi dito a respeito do cargo anterior, vale para este, inclusive o número de pais ou mães feitos na casa. Aí surge outra dúvida muito comum: Posso ser coroado pai no santo e mesmo assim continuar na casa em que fui preparado? Pode! Normalmente o recém-coroado deseja abrir sua tenda o mais rápido possível. Mas se esse não for o caso, nada impede que ele continue ao lado de seu mentor, auxiliando-o até que haja oportunidade de abrir seu próprio terreiro. Quando já estiver dirigindo sua casa, jamais deve deixar de visitar aquele que o coroou, levando seus filhos para a confraternização que sempre se faz necessária. A família de santo deve manter-se unida.
A imagem foi retirada do seguinte endereço: http://www.clairdeluneatelie.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: