sábado, 9 de outubro de 2010

12 de Outubro dia de Oxum?

Devido ao sincretismo religioso adotado pela grande maioria dos terreiros em nosso pais, existem algumas divergências quanto a data correta de homenagem à Oxum. No Rio de Janeiro o sincretismo se dá com Nossa Senhora da Conceição, na Bahia, com Nossa Senhora das Candeias e em São Paulo, Nossa Senhora de Aparecida. Como se tornou hábito seguir o calendário católico para as homenagens sincréticas, o dia 12 de Outubro consagrado à Padroeira do Brasil passou também a ser o dia escolhido para nossos festejos à deusa das águas doces.

Há, evidentemente, muitas criticas quanto a essa falta de padronização em nossas datas umbandistas, já que muitas casas programam seus trabalhos em dias diferenciados até mesmo para fugir da comparação com a Igreja. Mas eu, particularmente, não vejo problema algum nesse quesito. Podemos sim, utilizar a data do santo católico para fazer nossas oferendas ao orixá correspondente. Acredito que a egrégora formada por milhões de pessoas vibrando por uma energia positiva, seja ela de um orixá ou de um santo católico apenas acrescenta à nossa fé sem desmerecer a nenhum lado e fortalecendo a tradição herdada de nossos antigos.

Já disse algumas vezes que nada tenho contra o sincretismo e até o defendo, não consigo tirar do meu congá as imagens católicas já arraigadas no contexto de nossos trabalhos. Claro que sempre explico aos médiuns as diferenças existentes entre um orixá e um santo, isso é fundamental quando nos propomos a estudar e vivenciar a Umbanda, mas esquecer tradições? Nunca! Eu não faço!
Então louvemos de coração aberto nosso orixá e nossa Padroeira, ambas, mães de todos nós!

Ora Ie ie Oxum!
Salve Nossa Senhora Aparecida!

3 comentários:

★Isa Mar disse...

Muito bem lembrado Luìz, eu sou Filha de Oxum e Oxossi, então para mim será um dia muito especial, além também de ser devota de Nossa Senhora Aparecida.
As separações só existem no mundo material porque no espiritual não existe religião e sim unificação.
Trabalhei alguns anos na Umbanda e digo de coração feliz que foram os melhores anos da minha vida!
Beijos em teu coração e um ótimo fim de semana á todos!

Anônimo disse...

Amando seu blog, conheci hoje e estou absorvendo muitas coisas daqui. Parabéns pelo o espaço
Axé!

Unknown disse...

A curiosidade faz parte de cada ser humano. Gosto disso mas ao mesmo tempo tenho um pouco de receio