sábado, 5 de junho de 2010

Xangô é castigado...

Xangô em certa ocasião daria uma grande festa em seu reino e foi até as terras de Oxalá para convidá-lo, pois fazia questão de contar com a presença do grande orixá. Este, porém, estava alquebrado pela idade e não agüentaria a longa viagem necessária. Ao ouvir a recusa, Xangô imediatamente prontificou-se a carregá-lo nas costas. E assim foi feito. O rei de Oió sentia-se orgulhoso em carregar seu velho pai pelos caminhos. Ao chegarem ao topo da grande pedreira que marcava o território de sua nação, Xangô parou para mostrar, orgulhosamente, a vastidão de seus domínios. Porém, ao firmar a visão, o monarca avistou uma linda mulher que, dengosamente mexia uma grande panela. Era Oiá, a bela guerreira que preparava o amalá que seria servido a ele. Glutão e mulherengo, Xangô esqueceu-se de sua valiosa carga e saiu em disparada deixando que Oxalá rolasse pelas pedras, ferindo-se e sujando seu belo traje branco feito especialmente para a festa. Sentindo-se humilhado e desrespeitado, Oxalá enfureceu-se e lançou maldições e castigos que atingiram diretamente todo o povo de Oió.Ao perceber a afronta que tinha causado a si e a seu povo, Xangô arrependeu-se profundamente de sua atitude e exigiu que a festa que seria em sua homenagem fosse transformada em uma grande manifestação de desagravo a Oxalá. Ordenou que o banhassem, trouxessem novas vestes e servissem muitos caracóis com inhame, pratos preferidos de seu pai. Durante muitos dias os festejos ocorreram e os súditos do reino dedicaram-se exclusivamente a satisfazer todos os desejos do ofendido. Oxalá, satisfeito e enobrecido com tantas manifestações carinhosas, retirou as maldições que havia lançado sobre aquela gente sofrida e bondosa. Mas a Xangô, não perdoou e impôs-lhe um castigo eterno: - Tu que tanto aprecias as boas comidas, jamais voltarás a comer em pratos de louça ou porcelana. Comerás nas gamelas de pau como o fazem o gado e os escravos!

Assim, até hoje, Xangô alimenta-se em gamelas cumprindo o castigo imposto por seu pai.

2 comentários:

Mara Tozatto disse...

Parabéns Lu, muito boa. Veio de encontro com as coisas que andam acontecendo, coincidência ou não,rss. Amo seu blog, apesar de, eu acho, nunca ter postado, estou sempre aqui lendo tudo.
Axé, meu irmãozinho, pai, conselheiro,querido.

LUIZ CARLOS PEREIRA disse...

Obrigado minha querida! Realmente sou levado a concordar contigo, existem coincidências com o momento. Mistèrio. Será???
Um beijo minha linda!