sábado, 30 de janeiro de 2010

Exú é o diabo?


O exu é uma entidade dúbia. Não podemos confundir nossos trabalhadores de Umbanda com o orixá Exu que, apesar de muitos dizerem que não, é louvado por nós em nossas trunqueiras e, no entanto, não incorpora em nossos terreiros.
Exu é o mensageiro de todos os orixás e tem acesso liberado a todos os campos de atuação utilizados por eles. Pela suas características muito humanas é quem mais está perto de nós quando pensamos em faixas vibratórias.
É uma entidade da noite, gosta da escuridão, fala as verdades claramente e não foge de assunto algum. Fala de sexo, amizade e amor com a mesma tranqüilidade de um preto-velho conversando sobre espiritualidade.
Nada para exu é proibido ou pecaminoso entende perfeitamente os problemas e mazelas de seus consulentes e não mede palavras para orientar quem o procura. Aprecia as bebidas fortes e não dispensa o uso de pimenta em suas obrigações daí resultando a fama de ser o diabo. Fama, aliás, que ganhou e não desmente, talvez por achar engraçada a ignorância dos que assim o denominam.
Tem todos os defeitos e qualidades inerentes aos encarnados e por isso tornou-se uma espécie de guardião das zonas astrais sombrias onde presta excelente serviço de conscientização profunda junto aos recém desencarnados. Quando atua dessa forma é o auxiliar preferido dos pretos-velhos que os utilizam para encaminhar espíritos perdidos às zonas astrais de instrução.
Na Umbanda, como no universo, temos o lado positivo e o negativo, o bem e o mal, o astral superior e o inferior, sempre representados e divididos em duas faces, a direita e a esquerda. Os exus representam bem esse lado esquerdo justamente pela sua personalidade multifacetada.
Mas devemos ter como principio básico ao falarmos de exu que ele nunca foi e nem será o próprio diabo, como nossos detratores adoram dizer por desconhecer os caminhos e mistérios desse grande trabalhador.
Diabólicos são os que não estudam, logo não entendem, mas julgam sem o conhecimento adequado.
Laroiê Exu!

Luiz Carlos Pereira

6 comentários:

Cláudio Corrêa disse...

entendi que ele não é o Diabo, mas por que não os louvamos dentro de nossos terreiros, sendo que ele é uma entidade como todas as outras?

LUIZ CARLOS PEREIRA disse...

Claudio, nós os louvamos normalmente dentro do terreiro, pois os trabalhos de exu são feitos dentro de nossas casas. Os fundamentos são fora exatamente para definir os lados direito e esquerdo da Umbanda, mas não existe um pai no santo que abra uma gira sem o devido louvor à trunqueira. Obrigado pelo comentário. Axé!

Anônimo disse...

eu não entendi eu pensava que o lucifer era o diabo!

Anônimo disse...

Hail! Malê! Axé!

Anônimo disse...

Hail, Salve, Viva! Maleime, Malembe, Ago! Axe!...

Anônimo disse...

Hail, Salve, Viva! Sempre! Male (Malembe, Maleime, Maleme, Ago)! Sempre! Axe, Axe, muito Axe!...